quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Terraplanistas, criacionistas, negadores do Holocausto e demais fauna anticientífica I.



Conforme coloquei no artigo em que indico o bloqueio de todos artigos antigos deste blog, verifiquei que para que faça parte da solução e não do problema, vou procurar mudar um pouco a ênfase deste blog para uma crítica mais política do que crítica de problemas científicos ainda não totalmente fechados.

Adoto esta postura com muito pesar, pois muito trabalho simplesmente foi escondido aguardando tempos melhores, devido a uma onda anticientífica que tenho visto nos mais diversos ramos de todas as ciências.

Talvez a matemática ainda não tenha sido atingida, mas se perguntar para muitas pessoas se dois mais dois são quatro, algumas delas dirão que há controversas sobre o resultado.

A pergunta de um milhão, é o porquê desta tendência anticientífica aparecer exatamente no momento em que uma dúvida mais básica pode ser respondida por um acesso a Wikipédia.

Quando fazia o primeiro e segundo grau, e lá já vão mais de quarenta anos, o acesso a informação era extremamente difícil. Para se dar início a uma pesquisa de segundo grau, quem não possuía uma boa enciclopédia em casa, tinha que ir as poucas bibliotecas que se possuía no nosso país.

A distância a informação era uma limitação ao conhecimento, porém nos dias de hoje, talvez o acesso a qualquer informação esteja sendo muito danosa devido as deficiências básicas que temos nas nossas escolas.

O espírito crítico e a falta de conhecimento de como lidar com o excesso de informação que a Internet colocou ao nosso alcance, está causando a pessoas com uma escolaridade que deveria ser básica, verdadeiros abortos da natureza em termos de aceitação de teses anticientíficas que envergonhariam os nossos avós.

O permanente questionamento das instituições públicas políticas, judiciárias e mesmo acadêmicas, retira a confiança de coisas mais elementares, como, por exemplo, a esfericidade da Terra. Sim senhores, no Brasil e no mundo temos milhões de pessoas que mesmo fazendo todo o ensino básico acreditam que a Terra é plana!

Nesta confusão temos centenas de espertalhões que vendem cursos pela Internet de ciência ocultadas pelos conspiradores internacionais. Coloquei a palavra “ocultada” no lugar de ciência oculta, pois podemos diferenciar o sentido das duas. Ciências ocultas, eram no passado e são no presente, ciências que grupos imaginários de ocultistas escondem para manter seu poder (atenção: usei a palavra imaginários!).

O ocultismo, pode servir mais para expandir o conhecimento do que o diminuir, pois a medida que o oculto se torna conhecido, ele além de revelado pode se tornar ciência. Porém aqueles que acreditam que há verdadeiras conspirações para mistificar a realidade, esconder a verdade, cai na paranoia que o leva desconfiar de tudo, desde uma aula de história do Brasil até a esfericidade da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário