sábado, 12 de maio de 2012

Alemanha adota a técnica de bota e tira o bode da sala para resolver o problema energético II

A algum tempo atrás quando a Chanceler Alemã declarou que ia em X anos desligar todas as usinas nucleares alemãs e substituí-las por energias alternativas, postei aqui um artigo intitulado "Alemanha adota a técnica de bota e tira o bode da sala para resolver o problema energético.", só não pensei que o bode começaria incomodar os alemães tão cedo.

No Welt On Line, do dia 10 (vide aqui), já começou a reclamação quanto a carência de energia e a possibilidade de apagão no próximo inverno. A geração eólica e sua intermitência característica estão gerando danos no controle da rede alemã que até agora estão sendo muito bem gerenciados.

O próprio agente regulador da energia e outros setores, o Bundesnetzagentur, está pedindo para que se mantenha uma usina nuclear em reserva e adverte da dependência da geração nuclear de outros países.

O que está causando preocupações é o próximo inverno, pois a necessidade de energia aumenta para a calefação e as linhas de transmissão das alternativas estão atrasadas.

O que se vê realmente que o sistema de geração de energia na Alemanha está próximo ao stress e com algum incidente que levem a um apagão, pode ocorrer grandes perdas econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário